Publicado em Deixe um comentário

Uso de adoçantes artificiais na dieta

Uso de adoçantes artificiais na dieta

Hoje, uma paciente me perguntou se realmente o uso de adoçantes artificiais atrapalharia nos resultados quando se objetiva definição muscular.

Se analisarmos a exata ação dos adoçantes artificiais no nosso organismo, encontraremos estudos bem documentados sobre seus efeitos insulinotrópicos e disbióticos. Ou seja, eles estimulam a produção de insulina, o que não é adequado quando se objetiva otimização do uso de gordura como fonte energética e proporcionam um desequilíbrio na flora intestinal, reduzindo por exemplo, a capacidade de absorção de nutrientes.

Mas antes de eliminar os adoçantes artificiais de sua dieta, é necessária uma análise global, avaliando em que nível de reeducação alimentar você se encontra. Usa açúcar simples algumas vezes ao dia? Nesse caso, acho válido sim a introdução de adoçantes artificiais, mas sempre de maneira moderada. Já não usa açúcares simples, com pequenas gotas de adoçantes artificiais uma ou duas vezes no dia? Já seria o momento de eliminá-lo e passar a saborear os alimentos/bebidas puros, lembrando que o paladar vai se adaptando com essas mudanças. Isso vale também para bebidas/alimentos/chicletes/balas dietéticas.

Uma alimentação sem o uso de açúcares simples (sacarose principalmente) e adoçantes artificiais, seria a perfeição. E busco atingir este nível com todos meus pacientes, nem que leve anos para chegarmos lá. Agora, o que sou contra é a pessoa se “auto-enganar”, eliminando açúcares, adoçantes, glúten, lactose de segunda à sexta e nos finais de semana literalmente “se entupir” com chocolate, álcool, sorvete, dentre outros alimentos inadequados. O equilíbrio é o que faz a diferença! Bom senso sempre em primeiro lugar.

[vc_facebook type=”button_count”][ratings]

Deixe um comentário