Publicado em Deixe um comentário

Suco de laranja. Posso beber toda hora?

Suco de laranja. Posso beber toda hora?

Considero o suco de laranja como um dos alimentos mais mal interpretados pelos adeptos de uma alimentação adequada. Minha impressão é que o suco é visto como algo inócuo de calorias, como se fosse uma água enriquecida de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Não estou falando de sucos artificiais, desses de caixinha, ou acrescidos de açúcar, mas do suco natural concentrado de laranja….daquele que parece tão inofensivo.

A pessoa quer emagrecer, entra em uma lanchonete, evita o sanduíche – por ser calórico demais – e pede um suco de laranja para acompanhar o pão integral com peito de peru. Ledo engano! Não podemos esquecer o teor de carboidratos do suco, que é fundamental na “contabilidade” do valor nutricional da refeição.

Agora imagine alguém que busca uma melhora na definição muscular. Pode ser aquele frequentador comum de academia, que treina em média uma hora, três ou quatro vezes na semana. Nas refeições principais, esse alguém monta o prato com arroz integral ou outro alimento fonte de carboidrato de excelente qualidade, associado a uma ótima fonte proteica (peixe ou peito de frango, por exemplo), legumes e verduras variados, usa até uma balança de precisão para não errar na quantidade e depois faz o quê? Complementa a refeição com um ou dois copos de suco natural de laranja! Pessoal, salvo em situações muito específicas (indivíduos com metabolismo bastante acelerado e/ou com elevado gasto energético), o suco de laranja fornecerá calorias provenientes de carboidrato desnecessárias.

Porém, na nutrição associada ao esporte, vejo várias utilidades para o suco de laranja. Logo ao acordar, ele pode sim complementar a refeição de alguém engajado em um processo de hipertrofia muscular ou de algum esportista com alto gasto energético. O perfil de carboidratos da laranja é perfeito para uma rápida e eficaz síntese de glicogênio (nossas reservas de carboidratos). Após uma atividade física intensa, o suco de laranja também seria uma boa opção, quando associado a um alimento/shake proteico. Nesse caso, a vantagem do suco sobre a fruta in natura está na facilidade em se consumir uma maior quantidade de carboidratos na refeição. Mas sem dúvida, o teor de nutrientes, principalmente antioxidantes, é reduzido com o preparo dos sucos.

Muitas pessoas não conseguem atingir seus objetivos por pecarem em alguns detalhes. Não existem regras ou receita de bolo! Um alimento que é ótimo para alguém, pode ser péssimo para outra pessoa! Cada programa alimentar individualizado possui suas características. O uso inadequado do suco de laranja é apenas um erro comum, dentre inúmeros outros, que pode ser facilmente corrigido. Viu só como não é tão simples elaborar um programa nutricional 100% eficaz?
[vc_facebook type=”button_count”][ratings]

Deixe um comentário