Publicado em Deixe um comentário

O atleta e seu psicológico

O atleta e seu psicológico

Artigo: Érica Monteiro
@nutrir_mente
Contato: (21) 96953-0028

Acredito que muitos de vocês se lembram de algum atleta ou mesmo uma equipe de atletas que, numa partida, numa competição, num jogo que seja, tinha tudo para vencer e, de repente, perde.Falha. Fracassa. Apresenta uma performance aquém do esperado. E o mais instigante é que esses profissionais pareciam ter tudo pra ganhar, para apresentar uma performance exemplar, porque estavam muito preparados para isso.Em muitos desses casos, inclusive, eram favoritos na competição. Qual a explicação, então?

Um dos fatores fundamentais e de suma importância que pode explicar isso é a falta de PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA.Essas pessoas sentem uma dificuldade extrema em lidar com as expectativas e pressões que vêm de todos os lados: da torcida, do torneio, do seu preparador,da família e, mais que tudo, a SUA própria pressão, ou seja, se cobram demais,se exigem demais, querem ser perfeitos (o que é impossível), muitas vezes sentem (e realmente têm) uma responsabilidade enorme naquilo que estão fazendo e sentem medo de fracassar.

Como podemos perceber, é um prato cheio para se sentirem pressionados ao extremo e acabarem”amarelando” na hora H. A psicologia aparece para trabalhar a mente desse atleta ou dessa equipe; ela vem para sintonizar a cabeça com o corpo,fazê-los trabalhar em harmonia. O objetivo é trabalhar o psicológico desse atleta e fazer com que ele se sinta mais seguro, menos pressionado, mais motivado, mais confiante e fundamentalmente sem medo do fracasso (que é um dos maiores sabotadores que existe).

É o que eu digo sempre: o trabalho tem que ser conjunto. Não adianta estar com o corpo, a dieta e o treino perfeitos se a cabeça não está bem, porque ela sim é capaz de colocar todo o resto a perder.
[vc_facebook type=”button_count”][ratings]

Deixe um comentário