Publicado em 1 comentário

Gelo ou água quente em lesões?

Atualmente o uso de gelo e calor na recuperação de lesões tem sido feito com frequência. São recursos simples e baratos que aceleram o tempo de reabilitação e proporcionam retorno mais rápido às atividades físicas. Afinal, na lesões devemos usar gelo ou água quente?

1

Gelo

Gelo ou água quente?A crioterapia consiste na aplicação de gelo em lesões agudas. É indicada quando ocorre um processo inflamatório, causando dor, edema, calor e perda da função. De acordo com Guirro et al. [1], recomenda-se aplicação de 20 a 30 minutos com intervalo de duas horas nos tecidos lesados. A aplicação deve ser realizada durante as primeiras 24 a 48 horas após a lesão para minimizar o edema, espasmo muscular e dor.

Estudos comprovam que a crioterapia promove efeitos analgésicos, redução da inflamação e de edemas, além de proporcionar a restauração estrutural e funcional favorecendo o processo de recuperação. Isto ocorre porque o uso do gelo faz com que ocorra uma vasoconstrição reduzindo a intensidade do dano celular local. A vasoconstrição é seguida por vasodilatação dos vasos, aumentado o fluxo sanguíneo e nutrindo a região lesada contribuindo para melhor reparação da lesão.

A duração da aplicação da crioterapia depende do objetivo a ser atingido: para um efeito analgésico utiliza-se o gelo entre 15 a 20 minutos e para diminuição do processo inflamatório aplica-se entre 25 a 30 minutos. Este procedimento pode ser realizado três vezes ao dia.

É importante ter cautela com o uso da crioterapia em relação ao tempo e modo de utilização, pois o uso do gelo em contato direto com a pele pode causar queimaduras.

2

Água quente

Gelo ou água quente?Já as bolsas de água quente são utilizadas em casos crônicos, ou seja, em lesões que persistem ao longo do tempo. A bolsa deve ser aplicada em média por 20 minutos. A aplicação produz efeito de vasodilatação local, melhorando a nutrição dos tecidos através do aumento do fluxo de sangue, proporcionando alívio da dor, ganho da flexibilidade dos tecidos musculares, diminuição da rigidez articular e de espasmos musculares.
 
O uso do calor assim como do gelo não são indicados em feridas abertas e áreas sem sensibilidade conservada.

 
Referências
[1] Guirro, R.; Davini, R.; Nunes, C. V. As Respostas Musculares Induzidas após o Resfriamento Local. Anais do IX Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2001.

[vc_facebook type=”button_count”][ratings]

Um comentário sobre “Gelo ou água quente em lesões?

  1. um tempo atrás tive uma lesão e nao sabia como tratar dela, agora vi que fiz o tratamento errado kkk, mas daqui pra frente nao tem erro!

Deixe um comentário